O futuro roubado com a reforma do Ensino Médio

ebook dualidades educacionais, exclusão digital na pandemia da Covid-19 e o ensino politécnico como possibilidade pedagógica de formação integrada em espaços educativos

By José Ronaldo Silva dos Santos

cover image of O futuro roubado com a reforma do Ensino Médio

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...
A quem interessa a reforma do ensino médio? Quais aspectos do atual ensino médio precisam ser reformulados e quais deles podem ser mantidos? O que há de novo no novo ensino médio além da precarização do currículo e do trabalho docente? Passados aproximadamente cinco anos da contrarreforma, muitas perguntas seguem sem respostas e as incertezas só aumentam em relação às necessidades de melhorias na educação. A educação básica como um negócio torna esse nível de ensino de interesse empresarial e se concretiza no desmonte da educação pública e no impedimento dos jovens de acessar o ensino superior e a pós-graduação, e isso se materializa na redução da carga horária de disciplinas estratégicas tanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto para os vestibulares da maioria das universidades públicas. Em 2023, com mais de 1.526 disciplinas eletivas em todo território nacional, o ensino médio vem enfrentando resistências, tanto de alunos quanto de professores e entidades classistas. Apenas as disciplinas de português e matemática permanecem durante todo o percurso e, em contrapartida, a nova lei impõe os chamados itinerários formativos e disciplinas eletivas, que, em síntese, funcionam mais como distração e inclusão excludente. Isso sem falar do notório saber que banaliza a prática docente. O presente livro, além de defender a total revogação ou revisão da Lei nº 13.415/2017, tenta apontar caminhos de superação para a construção de uma educação integrada e emancipatória.
O futuro roubado com a reforma do Ensino Médio