A Liberdade dos Antigos Comparada com a dos Modernos

ebook

By Benjamin Constant

cover image of A Liberdade dos Antigos Comparada com a dos Modernos

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...
A Liberdade dos Antigos Comparada com a dos Modernos é um dos textos fundadores do constitucionalismo europeu e um dos mais conhecidos do seu autor. O ensaio – sobre as «duas liberdades»: a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos – corresponde a uma célebre conferência pronunciada em 1819 no Ateneu Real de Paris, um dos mais importantes centros difusores dos ideais liberais no período da Restauração e onde Constant era um palestrante assíduo.

Benjamin Constant nasceu em 1767, em Lausanne, na Suíça, numa família huguenote. Teve uma educação esmerada, por tutores privados e nas universidades de Erlangen, na Baviera, e na de Edimburgo. Ao longo da sua vida viria a morar em vários países, entre os quais a França, a Suíça, a Alemanha e a Grã-Bretanha.
Foi íntimo de Madame de Staël, mas também privou com outras grandes figuras do seu tempo, como os expoentes do romantismo alemão, Schiller, Goethe e os irmãos Schlegel.
Constant foi um elemento activo da política francesa, seja como membro do Conselho de Estado, com Luís XVIII, ou como parlamentar, e foi dos primeiros pensadores a intitular-se liberal, advogando uma forma de organização social e política que ia beber ao constitucionalismo britânico.
A Liberdade dos Antigos Comparada com a dos Modernos