Sistema imunológico e Cannabis

ebook

By Pharmacology University

cover image of Sistema imunológico e Cannabis

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Você já se perguntou como seu corpo o defende contra doenças? Isso acontece graças ao fato de termos o sistema imunológico. E qual é o sistema imunológico? O sistema imunológico é uma rede de órgãos, tecidos e células interconectados, cuja missão é nos proteger contra agentes estranhos. Desta forma, é possível ter uma resposta de defesa, contra um agente infeccioso. Está localizado na medula óssea, timo, amígdalas, adenóides, placas de Peyer, fígado, baço e gânglios, entre outros.

Como funciona? Através da detecção de patógenos e sua resposta para eliminá-los. O sucesso na manutenção da saúde pode ser atribuído à capacidade do sistema imunológico de reconhecer e, consequentemente, responder contra micróbios ou substâncias de maneiras específicas.

Qual é a resposta inflamatória? É a resposta de um organismo vivo ao dano tecidual, causado por um agente estranho, que pode ser físico, químico ou biológico. É um processo homeostático do qual participam o Sistema Nervoso e o Sistema Imunológico, com o objetivo de destruir, diluir ou isolar o agente agressor e está intimamente relacionado ao processo de coagulação e reparação, com o objetivo de corrigir os danos causados.

A esta altura, você deve estar se perguntando: que relação os canabinóides têm com o sistema imunológico? Há uma razão para vinculá-los. Os canabinóides têm sido usados há vários anos para diferentes fins. Recentemente, surgiram descobertas sobre seus mecanismos de ação e alvos terapêuticos, bem como as alterações no sistema endocanabinoide observadas em várias doenças e condições que se manifestam com dor, inflamação, patologias autoimunes e diferentes distúrbios específicos dos órgãos. Além disso, elementos fundamentais do sistema endocanabinóide são encontrados nas células do sistema imunológico e você aprenderá sobre isso neste e-book em detalhes.

Muitas perguntas surgiram? Essas e outras questões serão resolvidas com este e-book que a Pharmacology University traz para você.

Sistema imunológico e Cannabis