Empresário Produtivo

audiobook (Unabridged)

By LIBROTEKA

cover image of Empresário Produtivo
Audiobook icon Visual indication that the title is an audiobook

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...
Porque os "soloprodutores" lutam contra o esgotamento

Ser um soloprodutor significa ser um empresário que dirige tudo sozinho. Este tipo de modelo de negócio tem inúmeras vantagens e, graças à web, é agora mais viável do que nunca para mais pessoas.

A ideia de gerir um império inteiro sozinho teria parecido um sonho impossível há apenas alguns anos atrás. Hoje, porém, é isto que cada vez mais pessoas estão a viver como a sua realidade. A Internet é um multiplicador de forças tão poderoso que permite que muitas pessoas se tornem verdadeiramente "polimatos digitais". O desenvolvimento de jogos de vídeo é um exemplo perfeito. Era uma vez, nos dias do ZX Spectrum e outros computadores, um único criador poderia criar um jogo na sua cave e lançá-lo ao mundo com grande sucesso. Mas depois os computadores desenvolveram-se mais e os gráficos de jogos de computador tornaram-se fotorealistas. Actualmente, o orçamento para um título "AAA" é gigantesco, e os projectos requerem milhares de pessoas a trabalhar incansavelmente durante anos.

Ferramentas como Unreal Engine e Unity ofereceram condutas de renderização física e gráfica já prontas, e até ofereceram interfaces de arrastar e largar para os programadores racionalizarem a produção. Depois vieram activos livremente disponíveis, tais como modelos 3D, música, texturas, etc.: criados pela comunidade e distribuídos sob uma licença Creative Commons. Muitas vezes eram gratuitos. De repente, um único programador podia aproveitar as poderosas ferramentas e o trabalho e criatividade da comunidade para desenvolver um jogo que parecia quase tão impressionante em termos gráficos como um estúdio muito maior. E pouco a pouco, a indústria assistiu à ascensão do "desenvolvedor indie". Projectos a solo como Hyper Light Drifter, Undertale, Minecraft, Thomas Was Alone, Stardew Valley, Spelunky, Braid, Cave Story e outros, venderam milhões de cópias.

Empresário Produtivo