Divindade de Jesus

ebook e Tradição Apostólica

By Camilo Castelo Branco

cover image of Divindade de Jesus

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Divindade de Jesus é uma pequena obra de Camilo publicada em 1865 no Porto, Em casa da Viúva Moré. A segunda edição, revista pelo autor, foi publicada em 1883, também no Porto. Passou, aparentemente, despercebida aos estudiosos, talvez pelo facto de ser uma obra de pendor teológico que reivindica a verdade da fé católica sobre todas as outras. Nesta obra, temos um Camilo anti-racionalista e apologeta dos dogmas católicos. Porquê esta reação tão veemente na altura em que autor tinha já quarenta anos de idade e mais de quarenta romances publicados, muitos deles com acérrimas críticas ao clero e à Igreja?
Em 1863 é publicada a Vie de Jésus de Renan, que originou no mundo católico muita celeuma e indignação. Será Camilo o que tomará as rédeas da indignação em Portugal e escreverá dois ensaios, um em que faz a apologia da divindade de Jesus, posta em causa pelo livro de Renan, e outro em que defende a tradição apostólica, posta em causa pela Reforma Protestante.

Divindade de Jesus