With an OverDrive account, you can save your favorite libraries
for at-a-glance information about availability. Find out more
about OverDrive accounts.
Imagine que tem a garganta inflamada. Em princípio é uma simples reacção do corpo a uma agressão, como vírus ou bactérias. Uma vez resolvido o problema, a inflamação desaparece e tudo volta ao normal. Há no entanto alturas em o nosso sistema imunitário não tem capacidade para vencer as ameaças e gera-se uma situação de inflamação crónica. Pode acontecer com qualquer um de nós, e muitas vezes tem como consequência o aumento de peso, sobretudo para pessoas cuja herança genética já as predispõe para isso. Poder provocar também desde o envelhecimento precoce ao desenvolvimento de cancro, Parkinson ou Alzheimer ou doenças auto-imunes.
Teresa Branco, doutora em Gestão de Peso, mostra-nos neste livro pioneiro como os dois processos estão intimamente ligados: a inflamação provoca acumulação de gordura (sobretudo visceral), que por sua vez agrava o processo inflamatório. Para quebrar esse ciclo vicioso é preciso identificar a raiz da inflamação crónica.
Muitas vezes são as hormonas provocadas pelo stress (como o cortisol), a falta de sono ou de exercício físico. Mas na maioria dos casos é também uma questão de ingerir ou não alimentos altamente inflamatórios, como o açúcar, lácteos ou glúten.