O Bispo de Beja e afins

ebook Clássicos de Literatura Gay

By Fernando Curopos

cover image of O Bispo de Beja e afins

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Poucos meses antes da proclamação da República, os republicanos aproveitam o escândalo do bispo de Beja, acusado de ter feito "propostas desonestas, de natureza homossexual" a dois padres locais, para promoverem a causa anticlerical e antimonárquica. Santos Vieira, um editor panfletário, lança, sob o pseudónimo de Homem-Pessoa, uma sátira em versos fesceninos, "O Bispo de Beja", na qual expõe a suposta vida "depravada" e contranatura de D. Sebastião, acusando o governo monárquico de encobrir o caso. Ao longo dos anos seguintes, irão proliferar caricaturas e de historietas brejeiras acerca da suposta homossexualidade do bispo. Como afirma Fernando Curopos, "além de se inscrever nessa luta política, a circulação de "O Bispo de Beja" não deixa de ser relevante para a história da homossexualidade em Portugal. Com efeito, participará da difusão dos termos "homossexual" e "homossexualidade" no discurso social português" ao mesmo tempo que contribui para o "reacender da homofobia política nos primórdios da República."
Nesta coletânea que agora se publica, Fernando Curopos reúne o opúsculo de Homem-Pessoa a dois outros textos satíricos da época sobre o bispo de Beja e a "Uma Ceia Alegre" (1908), uma paródia à "Ceia dos Cardeais" (1902) de Júlio Dantas, para nos dar um panorama do manancial de literatura anticlerical e homofóbica clandestina que circulava em Portugal e no Brasil no início do século XX.

O Bispo de Beja e afins