Emi E Éon, O Caso Imperturbável

ebook

By Pedro Moreira Nt

cover image of Emi E Éon, O Caso Imperturbável

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Emi e Éon, o caso imperturbável é um ensaio e uma historinha curta. Busquei realizar uma alegoria. Alguém fala, alguém diz o que acontece, lembra acontecimentos. Mas para esse alguém parece meio complicado explicar o que não é exato, o que não vive no modo usual de ser-agora. O que penso não é o que o outro pensa. Mas aos poucos vai a descobrir um eu-sou, um eu-mundo. No entanto, a história vivida do outro, aqueles-entes parece mais um mito, essa relação deixa no ar esse ser que busca ser ou quer entender com a facticidade da história como objeto, como documentada ou como alegoria.
O leitor verá em tudo uma comédia que pouco a pouco se transforma. Não que fique sério ou dramático, mas que o interroga, o esclarece, o faz compreender. É um movimento que leva o entendimento ao leitor, ao si-mesmo que se esclarece. A existencialidade da existência como alegoria segue, as narrativas se mantém, as indicações, as retomadas se transformam. Modifica-se o entendimento do que antes era evidente, aos poucos as mesmas coisas que eram tão estranhas ganham significados mais coesos, produzem sentidos. Um modo de levar esse processo hermenêutico ao leitor. O texto é esse fenômeno que aparece, e é o discurso como um arauto que apresenta um caminho para se chegar ao eu-mundo.
Por isso parece um conto, e é. E por isso, um ensaio que é um conto.

Emi E Éon, O Caso Imperturbável