Carta Aberta ao Sr. Ministro da Educação

ebook SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO ESCOLAR NAS ESCOLAS para o uso dos que por eles se interessam... e para os outros

By Alfredo Melo de Carvalho

cover image of Carta Aberta ao Sr. Ministro da Educação

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

O aumento do número dos portugueses e das portuguesas que afirmam nunca terem praticado qualquer actividade física significativa, verificou-se de forma notória nos últimos 10 anos( 55% em 2008, para 68% em 2018). Entre as crianças que frequentam as escolas, verificou-se idêntica evolução em relação à epidemia da obesidade que está em agravamento constante.As consequências desta situação são de enorme gravidade para a saúde pública, para o sucesso escolar e para a educação integral dos alunos.A educação física e o desporto escolar são acusados de não resolverem esta questão. Trata-se de uma falsidade, que tem servido para esconder que não são tomadas as medidas realmente eficazes, capazes de defrontar o problema do sedentarismo endémico que percorre a sociedade portuguesa. Por exemplo, o Ministério da Educação continua a manter e até a agravar, a extraordinária sobrecarga do currículo, obrigando os alunos a manterem-se sentados praticamente durante todas as aulas.Esta Carta Aberta ao Ministro da Educação constitui um protesto, uma tomada de posição e um alerta, para uma situação em que as sucessivas gerações de alunos sofrerão as consequências ao longo de toda a sua vida.

Carta Aberta ao Sr. Ministro da Educação