cover image of Luanda, Lisboa, Paraíso

Luanda, Lisboa, Paraíso

by Djaimilia Pereira de Almeida

ebook

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

O aguardado romance de Djaimilia Pereira de Almeida,

uma das novas vozes mais aclamadas na literatura em português.

«De Portugal, a cidadania dos mortos foi o seu único visto de residência.»

Chegados a Lisboa em junta médica, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura, sobrevivendo ao ritmo da doença, do acumular de dívidas e das cartas e telefonemas trocados com a família deixada em Luanda. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo.

Será esta amizade capaz de os salvar? «Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»

Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas simples, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado numa sequência de tableaux sombrios, doces e trágicos.

O elogio da crítica a Esse cabelo, romance anterior da autora:
«Sem qualquer dúvida, uma das mais belas estreias literárias dos últimos tempos.»
José Mário Silva, Expresso


«A procura de uma identidade, contada com cerimónia e sentido de risco.»
Isabel Lucas, Público

«Estamos dentro de uma nova experiência e visão da literatura portuguesa. (#) A autora de Esse cabelo encerra a sua narrativa sem qualquer preocupação de se autodefinir.»
Vamberto Freitas, Açoriano Oriental

«Este primeiro, surpreendente, romance de estreia revela-a e afirma-a como escritora. Não é apenas a qualidade da sua escrita, maravilhosa. É o pensamento e a capacidade de pensar-se sem sacrificar a sua sensibilidade.»
Maria do Carmo Piçarra, Diário do Alentejo

«A beleza de Esse cabelo reside na recusa ao lugar esperado - como um cabelo crespo indomável pela própria natureza, que se nega a tomar qualquer forma, "áspero e intratável" como o cacto de Bandeira; ele não se adestra, não se ajeita, não se conforma: prefere a zona de confronto à zona de conforto.»
Ronaldo Bressane, Revista Cult

Publication Details

Publisher:
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
Imprint:
COMPANHIA DAS LETRAS
Publication Date:
2018

Format

  • Kindle Book
  • OverDrive Read
  • Adobe EPUB eBook 1.9 MB

Djaimilia Pereira de Almeida (Author)

Djaimilia Pereira de Almeida é autora de Esse cabelo (Teorema, 2015) e Ajudar a cair (FFMS, 2017). Publicou em Granta, Revista Serrote, Common Knowledge, Quatro cinco um, Words Without Borders, Revista Zum, entre outras. Nascida em Angola, vive no...

More about Djaimilia Pereira de Almeida
Luanda, Lisboa, Paraíso
Copy and paste the code into your website.
New here? Learn how to read digital books for free