Continuar

ebook

By Pedro Moreira Nt

cover image of Continuar

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Continuar significa que estamos em processo, que não terminamos nossa formação humana.
Nesse livro vai encontrar pontos importantes da metodologia para o desenvolvimento contínuo.
Como realizar um projeto, mapa epistemológico, jogos relacionados ao processo de escolhas, mapa mental, de forma sintética e convergente.
Excertos:
"Uma educação que não humaniza não existe, não é Educação. Um ensino, em sua específica condição propedêutica tende a eliminar da ordem educacional a relação com o outro como fundamento educativo, um ensino que ensina como fazer, um ensino de especificidade alimentado na produção, feito para o trabalho, coisifica, torna o homem funcional e utilitário.

O homem não pode ser aquele que aprende para fazer algo, mas um animal que se humaniza para disseminar saberes. Que todo aprender carrega consigo o sentido do outro como parte indissociável de seu fazer, de sua realização humana que seja, por fim, produtora, realizadora da humanidade e para a humanidade.

Educação como mero reprodutor de conhecimentos herdados tende a ser utilizado e compartilhados como verdades finalizada, intransponível, deve ser aceita tal qual e nada mais. Não cabendo perguntas, inquirições, sem dúvidas, cerrado em seu modo reprodutivo de ideologias, de intenções formativas para uma vida limitada aos interesses de domínio e poder.

Por isso, de uma maneira sintética, pode-se entender que o homem não é uma coisa. Nem mesmo representação de algo. E não tem função alguma a não ser , ser homem em processo de humanização. "

"A decisão modifica o espaço, as conexões cerebrais, instiga a pergunta, e a resposta à pergunta que não cessa.
Ao escolher o homem põe em luto profundo as outras possibilidades, morre nele alguma luz, e saberá sempre, que a melhor ação sempre o constrange, humilha porque o homem não é completo e nada no mundo o preenche senão a certeza da falta de sua completude."

"Um projeto de vida se consubstancia na tomada de decisão prática na vida profissional, e é dela que se deve ter em mente o sentido de um currículo, um caminho ético, criativo, técnico, científico e prático da vida. Para se considerar a vida profissional e o desenvolvimento da carreira, entende-se a importância da formação no caminho de seu desenvolvimento. Não importa qual profissão, o que vale realmente é o ajuste da atividade escolhida em relação às condições para a sua realização no tempo em uma educação continuada."

Aproveite esse livro. Oportunidade para que alcance a pesquisa, desenvolva o seu plano para transformar a sua vida, e de seu jeito.

Continuar