Exílio e Binacionalismo

ebook De Gershom Scholem e Hannah Arendt, a Edward Said e Mahmoud Darwish · UCG EBOOKS

By Amnon Raz-Krakotzkin

cover image of Exílio e Binacionalismo

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Nesta conferência, Raz-Krakotzkin desenvolve a sua concepção de binacionalismo, como resposta ao persistente conflito israelo-palestino.

A partir de debate intelectual inaugurado por Martin Buber, em 1926, o autor considera a história das organizações judaicas empenhadas numa visão política de partilha, os contributos de Gershom Scholem, em especial de Hannah Arendt, Edward Said, Mahmoud Darwish e ainda de Walter Benjamin, os quais constituem pontos de vista diferenciados, com elementos datados e por vezes inaceitáveis, mas também convergentes e de uma surpreendente atualidade.

O paradigma binacional constitui uma radical alternativa às respostas baseadas em «processos de paz», que assentam no pressuposto da separação entre judeus e árabes. Ao incluir o colonizador e o colonizado, o quadro de uma concepção política binacional permitiria o primeiro passo para o processo de descolonização das atuais relações, colocando-se como uma solução política e social para a criação de um efectivo vínculo entre judeus e árabes. A perspectiva desenvolvida por Raz-Krakotzkin é intrinsecamente decolonial, ao declarar-se a favor de uma política de justiça e igualdade que reconhce iguais direitos de cidadania ao excluído e subjugado povo palestino.

Exílio e Binacionalismo