O emaranhamento quântico e a consciência do universo

ebook O entrelaçamento das partículas e a união das consciências no Todo Cósmico.

By Bruno Del Medico

cover image of O emaranhamento quântico e a consciência do universo

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Ao refletir sobre a extraordinária intersecção entre a física quântica e a filosofia da ciência, este livro oferece um olhar aprofundado sobre um tema atual entre os amantes da ciência. O tema é a forma como o emaranhamento quântico pode afetar um conceito tão complexo e esquivo como a consciência universal. Através de uma viagem que combina ciência e metafísica, tentaremos construir uma visão do cosmos como um sistema integrado e inteligente.

O emaranhamento quântico representa uma condição na qual duas ou mais partículas se tornam tão interconectadas que o estado de cada partícula não pode ser descrito independentemente dos estados das outras, mesmo quando estão separadas por grandes distâncias. É como se, uma vez que essas partículas tenham interagido, elas formassem uma única entidade unificada que transcende a separação física.

Para compreender o seu significado, consideremos um exemplo emblemático: imaginemos dois electrões que estiveram em contacto no passado. Depois de se separarem e de se afastarem milhões de quilómetros, se um deles mudar o seu estado de rotação (uma propriedade quântica fundamental), o outro eletrão mudará instantaneamente a sua rotação de forma complementar, apesar da vastidão do espaço que os separa. Esta correlação persistente não pode ser explicada pelo conhecimento clássico da física e obrigou os cientistas a confrontarem-se com as estranhezas da mecânica quântica.

Outro exemplo extraordinário de entrelaçamento quântico é a experiência do gato de Schrödinger, imaginada pelo físico austríaco Erwin Schrödinger. Neste paradoxo, um gato fechado numa caixa pode estar vivo e morto ao mesmo tempo, até que um observador abra a caixa e observe o gato, forçando o colapso da função de onda da partícula. Esta experiência de pensamento ilustra como nos sistemas quânticos os estados podem ser simultâneos e sobrepostos: não é paradoxal que o gato esteja vivo e morto ao mesmo tempo. Este é um conceito chocante que destrói as intuições quotidianas.

O que é que isto tem a ver com a consciência universal? Muitos investigadores e filósofos de renome, de David Bohm a Roger Penrose, acreditam que o emaranhamento quântico pode fornecer pistas para um nível oculto e profundo de conexão universal. De facto, se as partículas subatómicas podem permanecer ligadas independentemente da distância, porque não colocar a hipótese de o mesmo princípio se aplicar ao cosmos como um todo, incluindo a consciência? Talvez, ao unificar os conceitos quânticos e a especulação filosófica, possamos tentar vislumbrar um universo que não só está interligado como também é auto-consciente.

Alguns acreditam que o emaranhamento poderia esclarecer fenómenos que atualmente nos escapam, desde a telepatia a outros fenómenos parapsicológicos. Embora estas hipóteses ainda se encontrem no domínio das teorias não confirmadas, sublinham a ambição do homem de compreender o universo não apenas como um conjunto de objectos separados, mas como um sistema integrado e inteligente.

O emaranhamento quântico e a consciência do universo