Simplicionário das Relações Internacionais

ebook

By Sónia Melo e Castro

cover image of Simplicionário das Relações Internacionais

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...
Sónia Melo e Castro, minha colega e amiga, decidiu em boa hora oferecer-nos este pequeno livro, com um título delicioso, sem pretensões, como a Sónia admite, de ser uma enciclopédia na matéria, mas que certamente iluminará muitas mentes que do assunto pouco sabem - e até agora pouco se importavam com isso - e cuja curiosidade foi despertada por dois acontecimentos recentes que abalaram as nossas existências: a pandemia da COVID e a guerra na Ucrânia.
Quem trabalhou em instituições multilaterais internacionais ou junto delas identificará de imediato sérias dificuldades para explicar ao cidadão comum, que vive naturalmente alheado de todos os intrincados meandros do multilateralismo, o que faz, porque o faz, e sobretudo qual é o resultado palpável de todo esse labor.
Se não fosse por mais, só por isto, o pequeno livro que a Sónia decidiu escrever seria já de extrema pertinência e utilidade. Mas o seu mérito vai além. É o de explicar de forma simples - claro, fazendo justiça ao título - aquilo que é visto por muitos quase como esotérico, contribuindo assim, de forma relevante, para aproximar as pessoas das instituições.
Luís Faro Ramos
Embaixador de Portugal em Brasília
Sónia Melo e Castro nasceu em Moçambique em 1966, mas rumou definitivamente para Lisboa com a sua família em 1976. É Licenciada em Relações Internacionais (1989) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade Técnica de Lisboa) e tem Pós-Graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa.
Ingressou na carreira Diplomática em 1995, exercendo funções muito diversificadas em matérias e níveis de responsabilidade, tendo assumido cargos de chefia, incluindo do Gabinete da Secretária-Geral, duas Presidências portuguesas da União Europeia em que assumiu a condução das reuniões de coordenação dos Estados-membros no ano 2000 em Genebra (UNCTAD) e 2007 em Bruxelas, encarregada de negócios por cerca de um ano em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina e as funções de Representante Permanente Adjunta na Missão de Portugal junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra. Regressada a Lisboa, integra as estruturas da Direção Geral dos Assuntos Europeus.
Simplicionário das Relações Internacionais