Na Sombra do Holocausto

ebook UCG EBOOKS

By Masha Gessen

cover image of Na Sombra do Holocausto

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Ao analisar a cultura memorialista dedicada ao Holocausto dos judeus na Alemanha, Masha Gessen observa como o Estado alemão, sob imperativo da consciência e da expiação, passou a adoptar medidas legislativas «para proteger as vidas dos judeus da Alemanha», perseguindo posições ou declarações de antissemitismo. Observa ainda como, a partir de 1990, com as obras, os grandes e pequenos monumentos, os museus de Berlim, a intenção original se cristalizou e imobilizou numa imagem «dogmática» da memória e da história. É o caso da obscura definição de antissemitismo da IHRA e das medidas de combate ao mesmo, que, ainda que desprovidas da força de lei, manifestam sérios equívocos sobre o que se entende e preconiza, ao considerar como antissemitas tanto declarações que «des-singularizam o Holocausto» como críticas ao Estado de Israel. Ocorre, por esta via, que a apropriação oportunista e cínica da extrema-direita, delas se serve para inflamar os discursos populistas contra os migrantes e os muçulmanos, e censurar a ação de artistas e manifestantes judeus.

Neste contexto de ambiguidade, o/a autor/a, a partir da sua própria condição de descendente de judeus na Polónia, descreve e analisa os usos contraditórios e desviantes da memória do Holocausto, recorrentes na prática do exercício político e diplomático, que junta as posições do governo israeleneses com as dos europeus. Mas é sobretudo quando compara a situação vivida no gueto de Varsóvia com o «gueto» de Gaza, que irrompe o motivo da sua crítica, ao considerar a cultura memorialista do Holocausto na Europa como um dos meios políticos responsável por turvar e ofuscar o mundo ocidental sobre o que verdadeiramente se passa na Palestina.

Na Sombra do Holocausto