O Exílio na Soberania

ebook UCG EBOOKS

By Amnon Raz-Krakotzkin

cover image of O Exílio na Soberania

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

Baseada na premissa essencial do projeto sionista de «retorno à história», «a negação do exílio» é o enunciado central que caracteriza a consciência, a concepção da história, a memória coletiva e política de Israel.

Através da «negação do exílio» procura-se definir a colectividade judaica com uma história nacional própria, segundo um modelo social e cultural europeu e moderno, assim excluindo a diversidade da existência judaica ao longo da história e, deste modo, negando a sua historicidade. A esta démarche o ensaio contrapõe as evidências dessa diversidade, feita de distintos contextos, tempos, países, diferentes línguas e sistemas culturais, de onde eram oriundos os judeus, assim confrontando a des-historicização a que foram sujeitos pela ideologia sionista e para a qual concorreu a adesão ao conceito de anti-semita.

A negação concreta da história tornou-se extensiva à história de todos os judeus, na Europa mas também no mundo islâmico em relação ao qual se desenvolveria um discurso tipicamente orientalista, contrapondo-se e impondo-se a identidade do homem ocidental. Para o sionismo, enquanto ideologia nacionalista nascida na Europa, a «negação do exílio» veio para negar tudo quanto fosse considerado oriental no judeu, para negar o outro e, por esta via, o árabe.

Assim, se a consciência nacional israelense assenta na combinação entre teologia e orientalismo – negação do exílio e do judeu oriental – que instaura a sua soberania, o historiador busca uma alternativa a estas concepções. A ideia radical de binacionalismo, proposta por Raz-Krakotkzin, ao visar um vínculo possível entre judeus e árabes, contrasta os fundamentos de uma consciência que, à partida, os coloca em oposição.

O Exílio na Soberania