GRUPO WAGNER NA AFRICA

ebook MAIS DO QUE MERCENÁRIOS

By Santos Costa

cover image of GRUPO WAGNER NA AFRICA

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

Download Libby on the App Store Download Libby on Google Play

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Library Name Distance
Loading...

O livro "Grupo Wagner na África: Mais do que Mercenários" aborda a presença e as atividades do Grupo Wagner, uma empresa militar privada russa, no continente africano. O livro é dividido em oito capítulos, cada um explorando diferentes aspectos da atuação do Grupo Wagner na África.

No Capítulo 1, é apresentada uma introdução ao Grupo Wagner e sua relação com o presidente russo Vladimir Putin. O fundador do grupo, Yevgeny Prigozhin, inicialmente conhecido como chefe de restaurante, ganhou a confiança de Putin e expandiu seus interesses para o setor militar privado.

O Capítulo 2 aborda a presença do Grupo Wagner na África. Rumores sobre sua presença começaram a circular no início dos anos 2010, e aos poucos, a presença e atuação dos mercenários russos foram reveladas em países como Mali e Burkina Faso.

No Capítulo 3, destaca-se a República Centro-Africana como um dos principais focos de atuação do Grupo Wagner. A empresa recebeu licenças para proteger as minas de ouro da empresa "M-Invest" no país, o que levanta questões sobre a influência russa na região e os interesses econômicos envolvidos.

O Capítulo 4 explora a importância estratégica do Grupo Wagner na busca por influência na África. A presença do grupo atende aos interesses russos tanto no aspecto econômico, por meio do acesso a recursos naturais, quanto no aspecto militar, fortalecendo os laços com os governos locais.

No Capítulo 5, são discutidos os recursos naturais e interesses econômicos associados à presença do Grupo Wagner na África. A empresa tem buscado acesso a recursos valiosos, como ouro e urânio, em países como a República Centro-Africana e o Sudão.

O Capítulo 6 aborda o jogo de poder e as implicações da presença do Grupo Wagner para a África. A atuação da empresa tem levantado preocupações sobre estabilidade política, violações dos direitos humanos e a soberania dos países africanos.

No Capítulo 7, são discutidos os conflitos, violações dos direitos humanos e as respostas internacionais em relação à presença do Grupo Wagner na África. As revelações de abusos cometidos pelos mercenários russos têm gerado questionamentos e demandado ações internacionais.

O livro é concluído com o Capítulo 8, que apresenta reflexões finais sobre a presença do Grupo Wagner na África e a necessidade de uma abordagem multilateral para enfrentar as atividades da empresa.

Em resumo, o livro examina a presença e as implicações da atuação do Grupo Wagner na África, abordando aspectos como sua relação com o governo russo, os países em que está presente, os interesses econômicos envolvidos e as repercussões políticas e de segurança na região.

GRUPO WAGNER NA AFRICA