Ocílio Pereira do Lago: O Homem Múltiplo

ebook

By Eneas Barros

cover image of Ocílio Pereira do Lago: O Homem Múltiplo

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Nos meados do Século XX o Brasil estava criando uma estrutura que levaria o País ao patamar de desenvolvido. Mudanças constantes de regras, ideologias políticas e instabilidade faziam parte dos desafios de um homem de negócios. Decisões tomadas na Capital do País, onde o Nordeste não era levado em conta, por vezes representava, à bancarrota uma vida de trabalho.

Ocílio viveu um período onde durante o dia a atividade empresarial era exercida como fonte de renda e geração de empregos. O Poder Público empregava pouca gente e no Piauí a miséria absoluta era farta. Nas noite, caricia ser participativo nas decisões política num tempo em que eram raros os "políticos profissionais". Era uma forma de minimizar os efeitos decisões equivocadas que fragilizavam a atividade econômica.

Num tempo em que as matas ciliares viviam e o assoreamento não prejudicava a navegação, Ocílio subia o Rio de Parnaíba até Santa Filomena levando principalmente sal e trocando por peles, amêndoas de babaçu e inúmeras mercadorias oriundas da atividade primária. Ao retornar para Teresina ainda dedicava parte do seu tempo como advogado à defesa gratuita de pessoas humildes. Em sua casa nunca faltou galinhas caipiras e perus advindos de gestos de gratidão.

Ocílio Pereira do Lago: O Homem Múltiplo