Meet Libby. Learn more here
We want your feedback!
Click here
Cover Image

Ainda se pode falar de democracia?

by Jacques Rancière

ebook

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today

Se o nome democracia designa os regimes governamentais que conhecemos, importa saber o que ele tem ainda para oferecer às aspirações colectivas é a possibilidade de oposição à realidade actual.

A oposição entre democracia e totalitarismo, ou entre democracia formal e democracia real, exprime as contradições internas à ideia democrática. Remontando a Platão, os paradoxos desta ideia são, por um lado, a denúncia da aparência do poder do povo e, por outro, a afirmação desse poder enquanto condição fundadora da política. O poder do povo é precisamente a condição que permite lutar contra a reprodução da dominação oligárquica, que hoje instaura o modelo gestionário de especialistas insensíveis aos desejos e à agitação das massas. O poder do démos não é, portanto, o poder de um grupo específico, mas sim o poder daqueles que não possuem um grupo para exercer o poder, isto é, de todos e qualquer um. Por isto, a democracia é a ideia de um poder que não pertence a ninguém e que não pode ser tomado em nome de nenhuma competência específica: «o princípio escandaloso da capacidade de qualquer um». Assim, contra a corporação que concentra as formas naturais do poder - nascimento, riqueza, força, ciência - nas figuras do partido, da lista eleitoral, da gestão estatal, da peritagem e do sistema mediático, a política democrática instaura uma capacidade partilhada que aqui é pensada como potência dissensual: é a potência que hoje pode desafiar o consenso oligárquico e a ideia de necessidade histórica. A promessa democrática compreende ainda a ideia de igualdade, não como um fim a atingir, mas antes como a sua verificação através da construção no presente de formas concretas de existência em todos os domínios da vida.

Dar um novo alcance à promessa democrática, é o que Jacques Rancière propõe com este «desmesurado» programa.

Publication Details

Publisher:
BookBaby
Imprint:
KKYM
Publication Date:
2014

Format

  • OverDrive Read 141.8 KB
  • Adobe EPUB eBook 141.8 KB
Ainda se pode falar de democracia?
Copy and paste the code into your website.